Você sabia que o planejamento orçamentário anual é um dos documentos mais importantes da vida condominial? Pois é, é com base nele que a garantia da preservação do seu patrimônio será mantida ou não, assim como irá confirmar se sua cota do rateio das despesas aumentará ou não.
A previsão orçamentária tem que ser feita anualmente pelo síndico e apresentado na Assembleia Geral Ordinária, que é a que acontece no início de cada ano para que os condôminos possam aprovar as despesas previstas para aquele ano. Logo, ele deve ser feito de forma bem elaborada prevendo os gastos com folha de pagamento de funcionário, manutenção e conservação das áreas comuns, despesas de contas de consumo de água, luz, gás etc, material de limpeza, material de escritório, valor dos prestadores de serviços contratados, as correções monetárias de contratos, gastos diversos e fundos de reservas.
Atenção! As despesas que citei acima são só exemplos, a previsão orçamentária pode incluir mais despesas, pois depende da rotina de cada condomínio.
Após aprovado, o rateio das despesas dessa previsão orçamentária se chama de TAXA ORDINÁRIA e o condomínio não poderá fazer qualquer tipo de gasto que não esteja previsto nessa previsão orçamentária, salvo se for aprovado em assembleia extraordinária, surgindo aí uma taxa extra.
Dica! Síndico embora o planejamento seja feito por você, nada impede de pedir ajuda dos condôminos e de sua equipe para que possa fazer uma previsão mais detalhada. Anote tudo o que gastou no ano anterior e acrescente o que faltou e corte o que foi desnecessário!
Espero ter esclarecido um pouco sobre o planejamento orçamentário, dúvidas mande-nos uma mensagem.
.
.
.
Comments