NOTICIA
O sonho do imóvel próprio ainda é o desejo de muitos brasileiros, mas será que vale mais pena compra ou alugar?
Nos últimos anos a taxa básica de juros, a Selic, teve redução e com isso as taxas dos financiamentos imobiliários também diminuíram. Para entender melhor basta comparar o ano de 2015 com o cenário atual, por exemplo: em 2015 a Selic estava em 14,5% ao ano e a taxa de financiamento imobiliário fica cerca de 10% ao ano. Já hoje, essa taxa da Selic se encontra em 2,25% nos cincos maiores bancos do país (Caixa, Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil) e com taxas entre 6,99% e 7,30% ao ano, uma redução tanto o quanto significativa para o bolso do brasileiro.
Com isso, muito se ouvia de especialistas em finanças que com as taxas mais altas o melhor era alugar um imóvel do que financiar ou comprar. Pois, justamente os juros que incidiam sobre o crédito bancário, acabavam no final das contas pesando no bolso. Em contra partida, as aplicações financeiras rendiam mais, com isso, era mais vantajoso aguarda esse rendimento para assim investir em um imóvel próprio. E para quem ainda sim não tinha condições de comprar à vista, a melhor opção acaba sendo o aluguel nesse período.
Mas será que de 2015 pra cá o cenário imobiliário mudou? A resposta ainda continua NÃO! Pagar um aluguel e investir o dinheiro, ainda assim, continua sendo a melhor escolha do que fazer um empréstimo ou financiamento imobiliário nesse período.
Assessoria: Maiara Cristina.
ความคิดเห็น