O sonho de todo condômino é morar em um condomínio tranquilo e com uma boa saúde financeira, porém infelizmente essa não é a realidade de muitos condomínios, isso porque alguns condomínios sofrem com uma má administração feita por síndico morador com pouco ou nenhum conhecimento em gestão de condomínios, ficando assim totalmente dependente de uma administradora, outro motivo é a falta de conhecimento da legislação que rege a vida condominial e por fim até mesmo por condutas desabonadoras para cometer ilícitos com o dinheiro da coletividade.
Ser síndico requer um perfil que poucos possuem como por exemplo: ser acessível, comunicativo, saber lidar com as pessoas e ouvir seus anseios, ser paciente, colaborador, líder, dinâmico, organizado, pro ativo, transparente, negociador e imparcial pois não deve favorecer a ninguém e tão somente ao interesse da coletividade.
Por ser uma cargo que requer tantas qualidades e ao mesmo tempo muita cobrança por parte dos moradores, poucos são os condôminos que querem assumir o cargo. O Código Civil prevendo essa problemática permitiu em seu art. 1.347 que a gestão do condomínio fosse feita por uma pessoa que não fosse morador e assim surgiu a figura do síndico profissional.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CONTRATAR UM SÍNDICO PROFISSIONAL
Como em qualquer contratação sempre é bom analisar o pós e o contra e no caso da contratação do síndico profissional não é diferente, pois cada condomínio tem sua realidade tanto em questões financeiras quanto de problemáticas a serem resolvidas.
As vantagens de contratar um síndico profissional são:
Experiência: Por trabalhar em outros condomínios o síndico profissional terá uma boa experiência para lhe dar com determinados problemas que já foram vivenciados nos condomínios que já atuou, ou ainda, poderá agregar valores com aplicação de métodos de gestão que já foram testados e deram certo.
Conhecimento jurídico: Um síndico profissional com conhecimento jurídico é a melhor opção para o condomínio, pois este profissional além de conhecer a lei tomará decisões com mais cautelas para não causar prejuízos ao condomínio.
Imparcialidade: Por não ser morador o síndico profissional terá maior facilidade de solucionar conflitos com moradores sem receio de criar inimizade ou favorecimento com pessoas que tenha mais afinidade.
A desvantagem é:
Custo mensal: Por não ser morador, o síndico profissional será um custo mensal para o condomínio. Ressalta-se que o valor dependerá do tamanho do condomínio, dos problemas a serem resolvidos, toda via esse custo mensal muitas vezes não é visto como desvantagem quando o profissional atua de forma brilhante e evita vários problemas com justiça, indenizações e redução de outros custos.